O tal X coisas que você precisa...

Nesse último ano de isolamento, eu tenho passado mais tempo do que gostaria de admitir no youtube e tenho percebido uma tendência de vídeos que tem me incomodado fortemente que é a de X coisas que você precisa para fazer Y. Não recorda de nenhum vídeo assim? Vou te dar alguns exemplos:

  • 5 coisas que você precisa para ter uma rotina matinal perfeita.
  • 10 coisas que você precisa comprar para mudar a sua vida.
  • 5 coisas que você precisa saber antes de criar um novo hábito.

Eu queria muito entender o que se passa na cabeça das pessoas ao criar esse tipo de título para um vídeo. O que eu preciso, não é o que você precisa. Talvez, eu possa compartilhar coisas que me ajudaram nos últimos tempos, eu posso contar um pouco da minha experiência de vida com atividade X ou Y, mas eu nunca vou conseguir determinar um caminho fixo e dizer "Se você fizer isso, o resultado é esse". Não faz sentido, é vender uma ideia impossível e isso se torna ainda pior quando as pessoas envolvem a compra de objetos, estimulando um pensamento consumista naquele que assiste, pensando que se não houver a aquisição desse objeto, não dá pra fazer X ou Y atividade.

Darei outro exemplo, outro dia vi um vídeo que era sobre coisas que você precisa comprar pra começar uma vida zero lixo. Eu quis rir, por que a primeira coisa que você precisa fazer pra ter uma vida zero lixo é tentar buscar dentro daquilo que você JÁ TEM e gerar uma utilidade para aquilo.


Por isso, nessa terça-feira dia 30 de março, eu vou fazer os meus exercícios de yoga usando um óleo essencial pra me ajudar a manter a paz mental e vou namorar a minha leitura de abril enquanto espero o jantar ficar pronto. Simples, por que é isso o que eu preciso no momento. E você? O que você precisa?

Comentários

  1. No momento eu preciso de um banho e de ficar deitadinha na cama namorando meu teto. Quanto ao óleo, esse é de qual essência? Não consegui identificar! Adoro pingar no algodão um que tenho de "laranja doce" e coloco do lado do travesseiro. Delicia para dar aquela relaxada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem fala! Só vou tomar meu banhinho agora HAHAHA Essa marca é sempre de uma mistura de óleos, nesse caso são de Ylang Ylang, amêndoas doces, camomila romana, petitgrain e lavanda. Eles são de passar na pele mesmo, 2 gotinhas, nesse caso, como diz a embalagem mesmo é na cabeça. Ajuda a tirar aquele cansaço do dia a dia e até leves dores de cabeça. Quem recomendou foi meu tio, essa marca é muito popular no Japão e eu comecei a usar, uns anos atrás no meu período menstrual que eu ficava com a cabeça MUITO pesada. Mas eles tem pra cólica, gripe, stress... muitas coisas. Os japoneses gostam bastante de terapia com ervas, né? Então, lá é normal evitar medicamentos com esses óleos.

      Excluir
  2. Nunca tinha pensado nesses vídeos e o quanto eles são nocivos, com certeza já cai em vários haha. Principalmente no começo da fotografia, de quantos itens eu precisava para ser uma boa fotógrafa, comprei tudo e hoje o que eu uso? Minha câmera e eu! hahaha
    É um longo caminho até descobrirmos que o tal do "simples é incrível", mas qdo a gente descobre, é uma delícia, a vida fica com muito mais significado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Exatamente! Eu também já cai várias vezes nessa antes de realmente refletir sobre o assunto. Já tive muito aquele sentimento de "Não posso começar isso, se eu não tiver X coisa" e muitas vezes nem fazia sentido.

      Excluir
  3. Muito real isso, e muitas vezes acabamos caindo nessas armadilhas. É muito bom dar umas pausa e pensar sobre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas